domingo, 7 de abril de 2013

Hoje iremos falar sobre uma das teorias do comportamento do consumidor...

Teorias da Motivação

As teorias de comportamento do consumidor vão muito além do que achamos imaginável  pois nestas teorias podemos analisar o psicológico do consumidor e atingir as varias formas de comportamento de consumo.
 Nas teorias da motivação uma das mais conhecidas é a teoria psicodinâmica de Freud que se baseia no pressuposto de que as pessoas não sabem e não conhecem os seus próprios desejos, por que existe em cada pessoa um mecanismo de avaliação que determina qual desejo vai se tornar consciente e qual não se tornará.
Sabe quando você compra um determinado produto e depois você se da conta e se faz a seguinte pergunta: “ Pra que eu preciso disso?”
Provavelmente você não entenderá por que você comprou o tal produto mas vai usá-lo mesmo assim, talvez você goste ou não, e isso se repetirá por diversas vezes durante sua vida de consumo.
Esse é um dos exemplos que podemos usar para entendermos um pouco sobre as teorias da motivação.
Hoje em dia na publicidade o inconsciente é muito trabalhado nas propagandas para estimular sentidos diferentes no consumidor, veja um exemplo de propaganda que tenta mexer com o inconsciente do consumidor:
A marca de desodorantes AXE usa do apelo de que se o seu consumidor masculino usar o desodorante ele irá atrair muitas mulheres o que na verdade não acontece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário