Teorias da Motivação
As teorias de comportamento do consumidor vão muito além do que achamos imaginável pois nestas teorias podemos analisar o psicológico do consumidor e atingir as varias formas de comportamento de consumo.
Nas teorias da motivação uma das mais conhecidas é a teoria psicodinâmica de Freud que se baseia no pressuposto de que as pessoas não sabem e não conhecem os seus próprios desejos, por que existe em cada pessoa um mecanismo de avaliação que determina qual desejo vai se tornar consciente e qual não se tornará.
Sabe quando você compra um determinado produto e depois você se da conta e se faz a seguinte pergunta: “ Pra que eu preciso disso?”
Provavelmente você não entenderá por que você comprou o tal produto mas vai usá-lo mesmo assim, talvez você goste ou não, e isso se repetirá por diversas vezes durante sua vida de consumo.
Esse é um dos exemplos que podemos usar para entendermos um pouco sobre as teorias da motivação.
Hoje em dia na publicidade o inconsciente é muito trabalhado nas propagandas para estimular sentidos diferentes no consumidor, veja um exemplo de propaganda que tenta mexer com o inconsciente do consumidor:
A marca de desodorantes AXE usa do apelo de que se o seu consumidor masculino usar o desodorante ele irá atrair muitas mulheres o que na verdade não acontece.
Nas teorias da motivação uma das mais conhecidas é a teoria psicodinâmica de Freud que se baseia no pressuposto de que as pessoas não sabem e não conhecem os seus próprios desejos, por que existe em cada pessoa um mecanismo de avaliação que determina qual desejo vai se tornar consciente e qual não se tornará.
Sabe quando você compra um determinado produto e depois você se da conta e se faz a seguinte pergunta: “ Pra que eu preciso disso?”
Provavelmente você não entenderá por que você comprou o tal produto mas vai usá-lo mesmo assim, talvez você goste ou não, e isso se repetirá por diversas vezes durante sua vida de consumo.
Esse é um dos exemplos que podemos usar para entendermos um pouco sobre as teorias da motivação.
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