quarta-feira, 3 de abril de 2013




Estruturalismo


O estruturalismo foi um método de analise muito usado nas ciências humanas do século XX. Ele procura explorar as inter-relações (estruturas), no qual cada um dos elementos só pode ser definido pelas relações de equivalência ou de oposição que mantém com os demais elementos.
Possui várias vertentes, uma delas conhecida como Estruturalismo-funcional que propõe que os desejos e a expectativa são praticamente os mesmos no mundo todo, exceto por algumas variações de sociedade para sociedade.
Em uma analise, Oyakawa (1994) afirma que por trás da variedade de consumo, busca da moda, do novo, há desejo pela diferenciação desde tempos remotos. Esta estrutura explica a sociedade de consumo moderna, e na publicidade permite a quebra de processos mentais para elementos mais conscientes e básicos.


Em publicidade

Com base no estruturalismo podemos apelar para os sentimentos, idéias, sonhos, medos e objetivos através de várias mensagens e técnicas de publicidade.


-Imagens
 O uso de imagens permite ao consumidor imaginar-se usando os produtos. Pode transmitir sentidos e emoção, alegria, desejo e até mesmo comoção.
Anúncios de cerveja são conhecidos pela imagem de amigos na praia ou no bar se divertindo, ou a associação de algum artista famoso a marca.
-Apelo
Podemos usar o apelo para posicionar o produto como a única solução para as necessidades do consumidor. Esta é uma maneira de pressionar o consumo e convencer o receptor através de uma ordem, suplica ou invocação.
-AIDA
Este sistema significa: atenção, interesse, desejo e ação. São estratégias que levam o consumidor a adquirir o produto. O uso de imagens, um titulo forte, ou uma mensagem em que as pessoas possam se relacionar pode começar o processo de motivação.

 


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