quarta-feira, 10 de abril de 2013

Análise sobre estudo do comportamento do consumidor


Tendo como base os dois artigos escritos por colegas de graduação, podemos analisar algumas teorias que se referem a coleta de dados e ao comportamento do consumidor em relação à compra e consumo de dois tipos de doces: o chocolate e a goma de mascar.
Foram analisados 5 tipos de coletas de dados, sendo eles: o modelo de Howard-Sheth, a Teoria da motivação, a Teoria de Schwartz, a Teoria de Mowen & Minor e uma discussão em grupo realizada com 6 pessoas.
O mais eficaz, porém, é o modelo de Howard-Sheth, que também é conhecido como a teoria dos inputs e output. É o mais eficaz porque é também o mais completo modelo de estudo de compras, o modelo estuda as influências que o consumidor recebe para tomar uma decisão de compra.
O modelo Howard-Sheth apresenta apresenta três suposições. A primeira é de que o comportamento de compra é racional, desde que esteja dentro das limitações cognitivas e das informações já obtidas. A segunda é a colocação de que a escolha de uma marca é feita á partir de um processo sistemático. A terceira etapa é que o processo sistemático foi provocado por um único elemento, e isso resulta no processo de compra.
Tais suposições são formadas por quatro conjuntos, sendo duas variáveis de entrada (inputs) e duas variáveis de saída (outputs). As variáveis de entrada são as variáveis que buscam informações, critério de decisão, satisfação pessoal, etc.; já as de saída são as que consolidam a decisão da compra.
Contudo, o modelo de Howard-Sheth mostra-se o mais eficiente no conceito de coleta de dados sobre o comportamento de conta do consumidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário