Tendo como base os dois artigos escritos
por colegas de graduação, podemos analisar algumas teorias que se referem a
coleta de dados e ao comportamento do consumidor em relação à compra e consumo
de dois tipos de doces: o chocolate e a goma de mascar.
Foram analisados 5 tipos de coletas de dados, sendo eles: o modelo
de Howard-Sheth, a Teoria da motivação, a Teoria de Schwartz, a Teoria de Mowen
& Minor e uma discussão em grupo realizada com 6 pessoas.
O mais eficaz,
porém, é o modelo de Howard-Sheth, que também é conhecido como a teoria dos
inputs e output. É o mais eficaz porque é também o mais completo modelo de
estudo de compras, o modelo estuda as influências que o consumidor recebe para
tomar uma decisão de compra.
O modelo Howard-Sheth apresenta apresenta três suposições. A
primeira é de que o comportamento de compra é racional, desde que esteja dentro
das limitações cognitivas e das informações já obtidas. A segunda é a colocação
de que a escolha de uma marca é feita á partir de um processo sistemático. A
terceira etapa é que o processo sistemático foi provocado por um único
elemento, e isso resulta no processo de compra.
Tais suposições são formadas por quatro conjuntos, sendo duas
variáveis de entrada (inputs) e duas variáveis de saída (outputs). As variáveis
de entrada são as variáveis que buscam informações, critério de decisão,
satisfação pessoal, etc.; já as de saída são as que consolidam a decisão da
compra.
Contudo, o modelo de Howard-Sheth mostra-se o mais eficiente no
conceito de coleta de dados sobre o comportamento de conta do consumidor.
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