sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Publicidade e Propaganda e os seus códigos!

Já pararam para pensar que em Publicidade e Propaganda, existem diversos temas, nomes, códigos, enfim... que quem  ouve geralmente não entende o significado? Pois bem,  abaixo vai alguns exemplos destes termos, para vermos o seu significado na teoria e na prática.


(ATPS CRIAÇÃO E REDAÇÃO PUBLICITÁRIA - PROFESSORA : ANA -  3º e 4º SEM)


  • SAIA E BLUSA : 

(Percebam que a imagem fica acima da informação, e embaixo dela sim vem toda a explicação)
Significa que a divisão é feita da seguinte maneira; em cima é imagem, e abaixo texto. 

  • IMAGEM SANGRADA : 

    (O exemplo seria esta propaganda de  um marca texto, que deixa em foco  a imagem e a baixo coloca apenas o seu produto com  o logo e uma frase de efeito da marca, para deixar claro quem são eles)
    Significa imprimir a propaganda até a marca de corte do papel, ocupando todo o espaço do anúncio com a imagem.

  • BOXES : 


(Percebemos aqui que fica um conceito um tanto quanto elegante, apenas passa a informação da empresa ou do que se trata o produto)
Significa caixas, diagramação a mais contida, que tem de a transmitir uma imagem mais conservadora da empresa.

  • ALL TYPE :
  
(Propaganda que chama a atenção por ser feita totalmente com palavras e letras, e no final podendo conter a marca do anunciante. Sem necessariamente precisar de alguma explicação)
Significa ( Tudo letras ) anúncios feitos apenas com letras.

  • ANÚNCIOS 1 + 1 = 1 :
(Imagem representativa do fucinho de um porco, e embaixo o Mcdonald’s com uma frase anunciando o cheeseburger feito com bacon)
Representa a imagem traduzida pelo título, um mostra o outro.

  • ANÚNCIO 1 + 1 = 2 :
(Imagem que para completar o entendimento necessita das mãos fazendo o formato da casa)
Neste caso o título é completado pela imagem.

  • ANÚNCIO 1 + 1 = 3 :  
  
(A imagem para quem conhece sobre o assunto já vale mais do que mil palavras. Para mim algo que já é direcionado a quem conhece sobre o assunto que está sendo anunciado)
A imagem passa uma mensagem que por si já é compreensível.
  • ANÚNCIO INTERROGATIVO:
  
(Um anúncio que leva  a pessoa automaticamente refletir sobre tudo, e chegar até uma resposta)
Este tipo de anúncio significa que aguardamos uma resposta. Com isto levamos o cliente a refletir sobre o questionamento. Temos que usar isto com o propósito do cliente dizer sim!

  • ANÚNCIO GRITADO ( função conativa ) :


    (O foco é sem dúvida chamar a atenção e assim fazer com que ele leia até o final o anúncio)
    Caixa alta, corpo grande em geral topo da página. O foco é chamar a atenção!

  • ANÚNCIO SUSSURADO ( função emotiva ) : 

(Quer passar a ideia para que a gente faça alguma coisa, ou mesmo algumas informações)
Caixa baixa. Geralmente para passar algumas informações. Ex. – Coma, faça, etc.


  • HARD SELL :
(As informações devem ser sempre verdadeiras, passando a realidade do produto tanto o do anunciante quanto o do concorrente, mas com a tecnologia, estas propagandas já não são tão usadas)
O Hard Sell é o denominado um modelo de venda agressiva. Hoje caiu em desuso com a evolução da concorrência e do grau de conhecimento que os Consumidores conseguem ter sobre os produtos, através do acesso à infinitas maneiras, um exemplo, é  a internet.
  • SOFT SELL :
  
(O produto é colocado como o motivo de sensações incríveis, de família unida, de momentos agradáveis, coloca ele como o centro de tudo de positivo que acontece)
São comerciais que apelam pelo fantasioso, sonho, o poético, o humor, etc. E apresentam o produto com o grande responsável por todo aquele bem-estar. O produto é o herói!

  • EMULAÇÃO :

(No caso da propaganda acima, nos mostra exemplos de que usando o produto, poderá se tornar como pessoas famosas, passando o poder que terá utilizando o mesmo)
É a “formula” para a felicidade. É qualquer sonho que o cliente tenha, e o produto anunciado se mostra como o passaporte de entrada para esse sonho se realizar. No caso fazendo com que o anunciante crie momentos para passar ao cliente sensações ou momentos perfeitos.

  • MODELO DE PROCESSAMENTO DO CONSUMIDOR :
  
O modelo de processo do consumidor podemos dividir por etapas. Primeira: as pessoas reconhecem a necessidade de comprar o produto. Segundo: Os clientes buscam informações sobre o produto. Terceiro:  Agora o cliente, analisa possíveis outros consumidores, trazendo a confirmação para comprar o produto. Quarto: hora da empresa entrar em ação mostrando as vantagens do seus produtos. A última etapa decisão de compra e pós compra.

  • MODELO EXPERIMENTAL HEDONISTA :
(O produto tem que inovar, de alguma maneira para chamar a atenção do cliente e apresentar  o produto)
O cliente não está interessado no produto, neste caso a propaganda tem que chamar a atenção e conquistar ele em primeiro lugar, e depois mostrar propagandas que o agrade de diversas maneiras.

  • COESÃO :

(Propaganda do antes e depois de um desenho animado usando o produto)
Na superfície do texto, sendo, portanto, de caráter linear. Dito de outra forma, coesão é o nome que se dá à ligação entre os elementos superficiais do texto, o modo como frases ou partes de frases se combinam para assegurar um desenvolvimento do texto que possibilite o estabelecimento de relações significativas.

  • ASSINATURA :
(A  assinatura é o que sempre deve ter nas propagandas de um revista quando o anunciante faz sua propaganda)
Assinatura é a frase, logotipo, algo que tenha relacionado a empresa que fez a propaganda. Neste conjunto pode ser um garoto propaganda.

  • LOGOTIPO  
(Acima são vários logotipos de diversas marcas, para mostrar que logo que olhamos, já sabemos do que se trata tal marca, de diferentes maneiras, umas com apenas desenho, outras apenas letras, outras com desenhos e letras. Fácil entendimento)
É a identidade visual de qualquer que seja o produto, formato por letras ou  uma imagem, para que seja de fácil entendimento quando verificarmos algum produto que é referente a “ tal” marca.

  • SLOGAN :
(Forma num geral uma aliança junto com o logotipo, e o que fica na cabeça, grande parte das vezes. Firma o quanto é bom o produto)
É a forma que a empresa encontra para se aproximar e identificar com os consumidores. Fazendo com que a empresa se torne para o cliente, de alguma maneira, única.

  • BORDÃO : 
(Um exemplo que enfrentou muitos problemas, era o bordão usando pelas Casas Bahia, que seu bordão era : “ QUER PAGAR QUANTO?”. Dando a ideia para o cliente que ele poderia pagar o quanto quisesse, ou parcelar e pagar quanto quisesse. Neste caso as Casas Bahia tirou do ar a propaganda)
É a frase de efeito verbalmente falada em propaganda, para fechar a ideia passada na propaganda. É informal, bem humorado, e pode ser diretamente destinada ao seu cliente.

  • JINGLE :
 
(BIG MAC do Mcdonald’s: Dois Hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola, picles, em um pão com gergelim. Jingle, usada por anos, e conhecida por apreciadores do lanche)
Jingle é a música que geralmente passa em determinado comercial, não existe em todos os comerciais, e é bastante usando em rádio.
  
  • TAG LINE :
(Neste caso a Coca – cola, patrocinadora oficial da copa do Brasil, começou uma campanha falando sobre tal assunto e deverá chegar até o final com a  mesma ideia)
É o que pode – se dizer que substitui o Jingle ou bordões. Existe para na falta dos dois itens, fechar a ideia da propaganda.